segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COSME e DAMIÃO



"Os anjos lá no céu cantavam.
Estrela D'Alva clareou.
Saravá Cosme e Damião
Nesse terreiro Oxalá lhe abençoou"



Na Umbanda, manifestam-se espíritos que pela natureza encantam e alegram todo o ambiente, trazendo aos presentes uma sensação de pureza, alegria e paz.
É praticamente impossivél não ser contagiado com a ingenuidade de alguns espíritos que lhe pedem a bênção, beijinhos e guaraná. Esses espíritos compõem a Linha de Trabalho das Crianças, ou Ibejada - como são conhecidas em alguns templos de Umbanda.

...Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria, da honestidade e da pureza. Apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objectivo com uma força imensa, actuam em qualquer tipo de trabalho, ajudando-nos a voltar acreditar no sonho e na fantasia, e a redescobrir a nossa criança interior. Através da simplicidade e da inocência, tão caracteristicas da criança, estes guias de luz ensinam-nos, que a vida pode ser muito mais simples e fácil do que por vezes a entendemos, e que para isso, ás vezes, basta desejar, ter vontade e acreditar, que tudo é possivél, pois a realidade de cada um de nós depende do que desejamos e construimos para nós próprios (....)

Cosme e Damião são dois santos católicos que, no processo de sincretismo religioso acontecido no Brasil, ficaram conhecidos como os representantes da linha das Crianças. Muitos espíritos inclusivamente apresentam-se com os nomes de Cosminho, Cosme, Damião, entre outros. Quando ocorreu o processo de sincretismono Brasil, os negros oriundos da África associaram as figuras de São Cosme e São Damião aos Orixás Gémeos cultuados sob o nome de Ibeji, que significa " dois gémeos"

A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeji, comemora-se a 27 de Setembro e é concorrida em quase todos os Templos do Brasil.....

São Cosme e S. Damiao,
Que vossa inocência e simplicidade
Acompanhem e protejam todas as nossas crianças.
Que a alegria da consciência tranquila
que sempre vos acompanhou,
repouse também em meu coração.
Que vossa protecção, Cosme e Damião,
conserve meu coração simples e sincero,
para que sirvam também para mim as palavras de Jesus.
"Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles è o reino do céu".
Salve Cosme e Damião.

Fonte: Doutrina de Umbanda - ATUPO

Sem comentários:

Enviar um comentário